quarta-feira, 30 de junho de 2010

Honduras x Suíça

Suíça e Honduras se anulam e estão fora da Copa após empate sem gols

A Suíça é conhecida pela defesa que chegou ao recorde de 559 minutos sem tomar gols em Copas. Honduras não chega a ter ponto forte, mas tem no setor ofensivo sua principal fragilidade. O resultado do encontro entre a melhor defesa e o pior ataque foi um previsível 0 a 0, que eliminou ambas as equipes.

Os dois times entraram em campo com os piores números de finalização na Copa. A Suíça, ao lado da Nova Zelândia, era a seleção que menos tinha chutado a gol, com 15 tentativas em dois jogos. Honduras tinha uma a mais, apesar de ostentar a média de apenas 0,5 passes para chutes. Depois do confronto, pouca coisa mudou: os suíços acertaram o gol cinco vezes, e os hondurenhos só duas.

Com tão pouca iniciativa, ficou difícil sair um classificado desse jogo. A Suíça precisava vencer e torcer para o Chile, ou por uma vitória por dois gols de diferença da Espanha. Já Honduras precisava golear. Com o resultado do outro jogo, os suíços teriam que fazer 2 a 0 para avançar, mas não aproveitaram as suas chances.

Apesar de terem deficiências semelhantes, as duas seleções mostraram estilos bem diferentes em campo. Enquanto a Suíça dominava a posse de bola e se limitava às jogadas aéreas, Honduras tentava sair no contra-ataque rasteiro, com bolas em profundidade, geralmente com o camisa 10 Jerry Palácios tentando lançar para algum atacante em velocidade.

Já a Suíça fechou completamente o seu lado esquerdo, com o lateral Ziegler “plantado” lá atrás, apenas com Gelson Fernandes ajudando o ataque. As melhores jogadas ofensivas saíram pela direita, com Tranquillo Barnetta, que substituiu Alexander Frei e se mostrou a melhor opção do meio para frente. Até porque ele era auxiliado pelo lateral Lichtsteiner, que arriscava algumas subidas pela ponta.

No segundo tempo, sabendo que a Espanha vencia e que precisava da vitória, o técnico Ottmar Hitzfeld colocou Yakin no lugar de Fernandes. Mas foi Honduras que quase fez. O habilidoso Alvarez encontrou Suazo livre, mas o atacante perdeu chance incrível. Logo depois, Barnetta ficou de frente para o gol com muito espaço, mas praticamente atrasou para Valladares.

O goleiro de Honduras ainda recebeu outra bola em suas mãos em uma finalização frontal de Derdiyok. Outra defesa sem dificuldade foi suficiente para que Valladares fosse eleito pela Fifa como o melhor do jogo. Já o suíço Benaglio precisou fazer uma grande defesa em uma chance de Honduras no contra-ataque, no chute de Alvarez. Mas a lógica prevaleceu, e nenhum dos dois times conseguiu balançar as redes.

Fonte:
UOL

0 comentários: