quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nigéria x Coreia do Sul

Com empate, Nigéria é 3ª africana a dar adeus à Copa; Coreia encara Uruguai

Em mais um dia ruim para as seleções africanas na Copa do Mundo, a Nigéria foi eliminada, juntando-se a Camarões e África do Sul, depois de apenas empatar com a Coreia do Sul por 2 a 2, em Durban, pela última rodada do grupo B. Com Costa do Marfim também praticamente fora, só restam Gana e Argélia com chances de passar às oitavas de final do primeiro Mundial realizado no continente africano.

Com o resultado, os sul-coreanos se classificaram em segundo lugar no grupo e enfrentam o Uruguai nas oitavas. A Argentina, primeira colocada do grupo, enfrentará o México na próxima fase.

O que se viu em Durban foi o confronto entre uma equipe que precisava desesperadamente da vitória para sonhar com a classificação às oitavas e uma outra que se contentava com o empate. Essa combinação costuma favorecer as equipes mais bem armadas e seguras, mas os nigerianos até deram a impressão que, mesmo desordenadamente, poderiam conseguir o sonhado resultado.

Como ocorreu contra a Grécia, a Nigéria saiu na frente, dominava completamente o jogo. Mas perdeu algumas oportunidades e logo se complicou. No jogo anterior, teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo e levou a virada. Contra a Coreia, o roteiro foi semelhante.

Marcou aos 12 min, depois que Odiah fez jogada individual pela direita e cruzou na área para Uche se antecipar ao marcador e finalizar rasteiro. Mas logo os nigerianos perderam o ímpeto e o controle. Jogando muito duro e abusando das faltas, foram dando espaço aos sul-coreanos, que empataram ainda no primeiro tempo. De cabeça, chegando por trás da defesa nigeriana, Lee fez o primeiro gol asiático.

Segundo o Datafolha, a Nigéria foi o quarto time que menos fez faltas nas duas primeiras rodadas. Já a Coreia do Sul foi o 11º que mais fez – 9 contra 16,5 faltas, em média. Só no primeiro tempo da partida desta terça-feira, os nigerianos fizeram 22 faltas, contra 12 dos coreanos.

No segundo tempo, a Coreia do Sul deu a impressão de que ia liquidar as esperanças da Nigéria rapidamente. Logo aos três minutos, virou o jogo, numa cobrança de falta de Chu Young Park, em que o goleiro Enyeama falhou. O resultado, ao invés de desanimar os nigerianos, os acordou.

Aos 22, Yakubo recebeu bola limpa e rasteira dentro da pequena área e, com o gol vazio, chutou para fora. É jogada para integrar qualquer antologia de gols perdidos em Copa do Mundo. Minutos depois, em distração da zaga coreana, Nam Kim derrubou Obasi na área, e o esmo Yakubo empatou o jogo, batendo o pênalti.

Antes de se despedir da Copa, Martins ainda perdeu outro gol na frente do goleiro sul-coreano. Com grande apoio da torcida sul-africana, que lotou o estádio, a Nigéria deixa a Copa do Mundo com duas derrotas e um empate – uma campanha mais que decepcionante, como a da maioria das seleções africanas.

Os sul-coreanos festejaram muito a classificação. Ainda no gramado, todos os jogadores se abraçaram ajoelhados e ficaram assim por um minuto. Alguns choravam, até. Do lado nigeriano, vários atletas desabaram no gramado depois do apito final, e também choraram por causa do resultado.



Fonte: UOL

0 comentários: