segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paraguai x Espanha

Espanha afasta zebra, bate Paraguai no sufoco e encara Alemanha na semi

Esqueça aquela história que a Espanha se amedronta e não vence decisões. Neste sábado, a Fúria foi abaixo das expectativas, mas cumpriu seu papel de maneira emocionante, no sufoco. Com um gol de Villa aos 38min do segundo tempo, o time ibérico derrotou o Paraguai por 1 a 0 em Johanesburgo e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez em 60 anos.

Lances polêmicos, pênaltis desperdiçados para ambos os lados e muito nervosismo. Foi assim, que as duas equipes protagonizaram o último duelo das quartas de final. Mas apesar do espírito de luta dos paraguaios, a Espanha conseguiu impor o favoritismo com dificuldades.

Agora, a equipe de Vicente Del Bosque encara a Alemanha às 15h30 da próxima quarta-feira para tentar decidir seu primeiro Mundial. Os dois países irão reeditar a final da Eurocopa de 2008, quando a seleção ibérica levou a melhor por 1 a 0.

O Paraguai, por outro lado, deixa a Copa com sua melhor campanha na história do torneio. O time sul-americano até fez frente ao rival durante boa parte do confronto, mas no fim não impediu a queda na África do Sul.

O técnico Gerardo Martino mudou meia equipe para tentar surpreender a Espanha neste sábado. Não só isso, como o treinador alterou o estilo de jogo paraguaio, adiantando a marcação do time para dificultar a criação das jogadas espanholas.

A estratégia surtiu efeito. Com o meio-campo congestionado, os campeões europeus tiveram muitos problemas para superar a defesa guarani. Apesar de manter domínio da posse de bola, a Espanha foi ineficaz no ataque e não disparou um chute certo em direção à meta de Villar em todo o primeiro tempo.

Além de segurar o rival, o Paraguai ainda levou mais perigo nos contra-ataques, com direito a um gol duvidoso de Nelson Valdez, anulado pelo árbitro. Com isso, ambos tiveram que se contentar com o empate até o intervalo.

Se a etapa inicial terminou de maneira polêmica pelo lance, o segundo tempo foi ainda pior. Aos 14min, o árbitro anotou pênalti de Piqué em Cardozo. O próprio atacante se encarregou da cobrança e viu Casillas fazer a defesa. Mas a festa da Espanha durou pouco.

Logo no lance seguinte, o juiz deu pênalti de Alcaraz em David Villa. Xabi Alonso ainda converteu a primeira cobrança, mas o árbitro mandou voltar. Depois, Villar fez boa defesa e manteve o placar inalterado.

Conforme o duelo se aproximou do fim, a Espanha aumentou a pressão ao redor da área guarani. E a seca de gols no jogo só acabou aos 38min, da maneira mais chorada possível. Villa aproveitou rebote na trave de Pedro e chutou. A bola ainda bateu no poste outras duas vezes após a finalização do camisa 7, mas finalmente entrou. Espanha na semifinal.

0 comentários: