segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uruguai x Alemanha

Alemanha resgata ataque envolvente, vira contra o Uruguai e fica em terceiro

O ataque mais envolvente e eficaz da Copa do Mundo não podia falhar outra vez. Neste sábado, a Alemanha deixou de lado toda a frustração pela derrota na semifinal e derrotou o Uruguai por 3 a 2, de virada, em um duelo aberto e vistoso em Port Elizabeth. Com isso, repetiu a campanha de 2006 e ficou com a terceira colocação do Mundial na África do Sul.

Ao contrário do que aconteceu na semi diante da Espanha, a Alemanha voltou a exibir flashes do futebol ofensivo que caracterizou a equipe, dona do melhor ataque do torneio com 16 gols. No fim, o time germânico levou a melhor com gols de Müller, Jansen e Khedira. Cavani e Forlán marcaram para o Uruguai.

A conquista na África do Sul ainda confirmou a histórica sina de sucessos da Alemanha contra o rival sul-americano. Além de repetir o triunfo da disputa do terceiro lugar de 1970, a equipe europeia ampliou a invencibilidade quase centenária contra o Uruguai. Desde 1928, a seleção celeste não vence qualquer partida oficial contra o time germânico.

Desta forma, resta aos comandados de Oscar Tabárez lamentar o adeus à competição com outra derrota. Considerado uma das grandes surpresas do torneio, o Uruguai pode ao menos se consolar com o fato de ter igualado a colocação de 40 anos atrás, a melhor do time desde o bicampeonato mundial no Maracanazo de 1950.

Ambas as seleções basearam suas campanhas com a coletividade ofuscada pelos destaques individuais. Neste sábado não foi diferente para nenhum dos lados. Como resultado, as equipes mantiveram o histórico das disputas de terceiros lugares e protagonizaram um jogo aberto e repleto de gols.

Quando a partida começou, a Alemanha encontrou facilidade para impor seu estilo movida pelos espaços dados no meio-campo uruguaio. Logo aos 10min, o time europeu mandou a bola no travessão com cabeçada de Friedrich. Oito minutos depois, Müller mostrou oportunismo e finalmente abriu o placar.

O gol forçou o Uruguai a sair da defesa. E foi justamente com um erro do melhor passador da Alemanha que a equipe celeste igualou o marcador. Cavani aproveitou falha na saída de bola de Schweinsteiger e empatou o jogo. Depois disso, os dois adversários adotaram uma postura cautelosa e não alteraram o marcador até o intervalo.

A etapa final começou de maneira renovada para os sul-americanos, que viraram a partida logo aos 6min, com um golaço de Forlán. Mas a Alemanha não se abateu e, mesmo sem contar com quatro titulares, demorou apenas cinco minutos para igualar o confronto com gol de Jansen.

A partir daí o duelo ficou ainda mais aberto, com os padrões táticos deixados em segundo plano pelas equipes. Enquanto isso, o time de Joachim Low sentia a falta de Klose, lesionado. Porém, foi aí que apareceu o oportunismo do volante Khedira, que selou o triunfo do time europeu com um gol de cabeça aos 37min. Alemanha em terceiro lugar.

0 comentários: