terça-feira, 22 de junho de 2010

Chile x Suíça

Com um a mais, Chile supera retranca histórica, bate Suíça e se isola no topo

A Suíça bateu o recorde de tempo sem levar um gol na história das Copas, mas não conseguiu segurar o Chile nesta segunda-feira. A ousadia do técnico Marcelo Bielsa surtiu efeito, e a seleção sul-americana ganhou por 1 a 0, com gol de Mark Gonzalez, aos 30min do segundo tempo.

Assim, 'La Roja' se isola na liderança do Grupo H, com seis pontos, enquanto os helvéticos seguem com três. A Espanha pode chegar a três com uma vitória sobre Honduras, no fechamento da segunda rodada do Mundial.

Com um atleta a menos desde os 30min da etapa inicial, quando Behrami foi expulso, a Suíça atuou toda na retranca. O cenário indicava que os europeus conseguiriam segurar o ataque adversário, como ocorreu diante da poderosa Fúria na estreia. Porém as substituições de 'El Loco' Bielsa foram precisas.

No único gol do confronto, Valdivia fez a assistência, Paredes recebeu nas costas da zaga, driblou o goleiro Benaglio, até então o nome do jogo, e cruzou na cabeça de Gonzalez. Detalhe: os três chilenos envolvidos no lance entraram no segundo tempo.

Apesar de ter sucumbido cinco dias após a surpreendente vitória sobre a Espanha, a Suíça registrou um novo recorde nos Mundiais.

Seleção de pouca tradição no futebol, o time helvético pode se orgulhar de ter a melhor defesa de todos os tempos. Foram 559 minutos sem levar gol, somando as Copas de 2010, 2006 e 1994.

A marca anterior era da Itália, que em 1986 e 1990 acumulou 550 minutos de invencibilidade.

Bielsa repetiu o esquema que varia do 4-3-3 no ataque para o 4-5-1, quando os chilenos estão sem a bola. A diferença em relação à estreia contra Honduras foi a ausência do ex-palmeirense Valdivia, preterido.

Humberto Suazo, artilheiro das eliminatórias sul-americanas, voltou a ser titular - ele estava machucado e não entrou em campo na última terça-feira.

A etapa inicial foi violenta e com poucas emoções. Entretanto, a expulsão de Behrami foi decisiva. Aos 30min, ele deixou o braço para trás, acertou o rosto de Vidal e levou o vermelho do árbitro árabe Khalil Al Ghamdi.

No segundo tempo, os chilenos partiram com tudo para cima e acharam o gol. Os europeus assustaram em contra-ataques, mas sem sucesso na finalização.



Fonte: UOL

0 comentários: