quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uruguai x Coréia do Sul

Luis Suárez brilha, faz dois na Coreia, e Uruguai volta às quartas após 40 anos

A seleção uruguaia comandada por Oscar Tábarez manteve o bom momento dos sul-americanos na Copa do Mundo da África do Sul. Mas enquanto os holofotes do Uruguai estavam voltados para estrela do time, Diego Forlán, quem brilhou foi Luis Suárez, que marcou os dois gols da equipe e confirmou a vitória de 2 a 1 sobre a Coreia do Sul, no jogo de abertura das oitavas de final.

Os gols do atacante garantiram ao time celeste o retorno às quartas de final de uma Copa depois de 40 anos. A última vez tinha sido no Mundial de 1970, no México, quando a seleção foi até às semifinais. Agora, o time enfrenta Gana, que também neste sábado venceu os Estados Unidos por 2 a 1, na prorrogação.

A partida entre uruguaios e ganeses acontece na próxima sexta-feira, às 15h30 (de Brasília), no estádio Soccer City em Johanesburgo.

Apostando na velocidade de seu time, a Coreia começou o jogo partindo para cima e até assustando a defesa uruguaia. Uma bola na trave com apenas 4min de jogo, em cobrança de falta, animou os sul-coreanos. Mas o revide foi fulminante, pouco tempo depois.

Ciente da força de sua defesa, o Uruguai ficou com os contra-ataques puxados por seus três atacantes e foi exatamente com eles que a equipe conseguiu abrir o placar. Lançado por Cavani pela esquerda, Forlán se livrou da marcação e cruzou de maneira quase despretensiosa. Goleiro Sung-ryong deixou a bola passar e ela sobrou limpa para Luis Suárez só tocar para as redes.

Abrir o placar com apenas 8min do primeiro era o que o Uruguai precisava para o time ficar da forma que se sente melhor em campo: na retranca. Com seus três zagueiros – Lugano, Godín e Fucile – bem postados, a Coreia do Sul sofria para chegar próxima ao gol adversário.

A dupla coreana de ‘Parks’, Chu-young e Ji-sung, eram os jogadores que mais levavam perigo aos uruguaios. Mas pressionando os sul-americanos com praticamente o time inteiro, a seleção asiática se abria para os contra-ataques do Uruguai, que teve pelo menos mais duas chances de ampliar o placar no primeiro tempo.

A Coreia do Sul começou o segundo tempo determinada a empatar a partida rapidamente. Atrás no placar, foi para cima desde os primeiros segundos, chegando à frente, em 15min, com mais perigo do que em todo o primeiro tempo.

O Uruguai manteve-se na retranca, mas voltou pior para o segundo tempo. Quando conseguia roubar a bola, não tinha velocidade na saída e errava muitos passes no meio-campo, perdendo a arma do contra-ataque. Com isso, o gol coreano era questão de tempo.

A pressão da Coreia do Sul surtiu efeito aos 22min do segundo tempo. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Chung-young marcar de cabeça. O primeiro gol sofrido na Copa do Mundo da África do Sul pareceu acordar os uruguaios, que em seguida voltaram a frequentar seu campo de ataque, levando perigo ao rival.

Essa mudança de postura fez com que os sul-americanos ficassem à frente no placar mais uma vez. Com 36 min do segundo tempo, Luis Suárez limpou o marcador e chutou colocado, no canto de Sung-ryong, para marcar seu segundo gol na partida e confirmar a classificação uruguaia às quartas.



Fonte:
UOL

0 comentários: