domingo, 13 de junho de 2010

Sérvia x Gana

Com futebol pálido, Gana vence jogo com 15 minutos de emoções

Até hoje, nenhuma seleção africana conseguir chegar às semifinais de uma Copa do Mundo. Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, alcançaram as quartas de final. Gana, por seu retrospecto recente, vem sendo apontada como a seleção africana com mais chances de superar esta barreira em 2010. Pelo que mostrou no jogo de estreia, contra Sérvia, a tarefa não será nem um pouco fácil.

Futebol, de verdade, só houve nos quinze minutos finais, depois da expulsão de Lukovic. A Sèrvia até foi ao ataque com um a menos, teve duas chances de marcar, mas quem venceu foi Gana, com um gol de pênalti, numa jogada aparentemente infantil de Kuzmanovic, que colocou a mão na bola dentro da área. Gyan fez o gol da vitória ganense.

Armada num 4-4-2, com a conhecida força e velocidade de seus jogadores, mas sem um meia criativo e explorando apenas jogadas aéreas, a seleção ganense exibiu um futebol pálido. Já a Sérvia, classificada em primeiro lugar para a Copa num grupo que tinha também a França, mostrou um futebol igualmente medíocre, de mais toque de bola, mas nenhuma ambição ofensiva.

Só para se ter uma ideia, no primeiro tempo, a Sérvia acertou uma única bola no gol de Gana – um chute de fora da área de Stankovic, aos 40 minutos, nas mãos do goleiro Kingson.

Já Gana, não acertou nenhuma bola no gol adversário em todo o primeiro tempo. No segundo tempo, a situação mudou pouco especialmente depois que os sérvios ficaram com 10 jogadores.

Com o jogador mais alto da Copa 2010 em seu elenco, o atacante Zigic, que mede 2m02, a Sérvia não tentou uma única jogada aérea em toda a partida. Ineficaz, o grandalhão deu o seu lugar, aos 24 do segundo tempo, para Lazovi.

Numa partida de pouquíssimas emoções, o capitão sérvio Dejan Stankovic escreveu seu nome no livro de recordes e curiosidades da Fifa: tornou-se neste domingo o primeiro jogador a disputar o Mundial por três países diferentes. Em 1998, na França, atuou pela Iugoslávia, e em 2006, na Alemanha, jogou por Sérvia e Montenegro.

Com vários claros no estádio de Pretória, Gana contou com o apoio – e o barulho – da maioria dos torcedores sul-africanos. Um torcedor de Gana invadiu o campo depois do gol da seleção, mas foi retirado sem oferecer resistência. Por ser bem menor que o Soccer City, o estádio Loftus Versfeld produz uma ressonância muito maior para as vuvuzelas.



Fonte: UOL

0 comentários: