quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia x Nigéria

Expulsão faz Grécia renascer, marcar pela 1ª vez e finalmente vencer em uma Copa

Até os 33 minutos do primeiro tempo, a Grécia estava morta. O time não jogava bem, perdia por 1 a 0 e dava sinais de que a apatia da estreia, na derrota para a Coreia do Sul, iria se repetir. Mas então o nigeriano Kaita mudou tudo. Sua expulsão, infantil, por um chute em Torosidis, causou uma mudança digna dos deuses gregos.

Com um jogador a mais, a Grécia foi para cima. O time que nunca tinha marcado gols em Copas do Mundo finalmente quebrou o tabu: marcou duas vezes e venceu por 2 a 1. Seis minutos depois do vermelho, Salpingidis, que foi reserva na estreia, finalmente balançou as redes, em um chute que desviou na defesa.

Era o fim da maldição: a Grécia jogou a Copa do Mundo de 1994 sem marcar nenhuma vez. Incluindo três derrotas, uma delas por 2 a 0 para a Nigéria. E ainda perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul na estreia no Mundial da África do Sul.

Um jogador a mais, aliás, foi a chave. Com a vantagem, o técnico Otto Rehhagel foi para a frente. Tirou Papastathopoulos, que foi escalado para reforçar o meio-campo, e colocou o atacante Samaras. O time renasceu. A Grécia, que pouco atacava, passou a ser uma máquina ofensiva.

O goleiro Eneyama fez um milagre antes da jogada que terminou no gol de Salpingidis, no primeiro tempo. Mas no segundo, a pressão continuou. E o goleiro nigeriano seguia brilhando - como já tinha feito contra a Argentina. Pegou uma bola de Kyrgiakos aos 10 minutos. Outra de Gekas aos 24. E, na mesma jogada, veio o lance do jogo para a Nigéria.

No contra-ataque, Obasi perdeu o gol mais feito das Copas até agora. Sozinho, após o goleiro Tzorvas já ter feito ele próprio um milagre, ao parar Yakubu, cara a cara. A bola, porém, sobrou para Obasi e ele tinha o gol vazio. Tentou bater de primeira. Errou o gol.

O goleiro nigeriano ainda fez mais uma importante defesa, a amis bonita da partida: aos 23 minutos, Samaras cabeceou, livre. Eneyama pegou, em um lance difícilimo, no mesmo nível da defesa de Valladares, de Honduras, no jogo contra o Chile, na quarta-feira. Mas Eneyama não é santo e falhou. O melhor do jogo, eleito pela Fifa, ele não conseguiu segurar o chute de Tziolis. Torosidis, o mesmo que tinha levado Kaita à expulsão, aproveitou o rebote.

Foi a primeira virada da Copa do Mundo, resultado que evita que a Argentina, de Maradona, seja o primeiro time classificado para as oitavas de final. Na última rodada, os gregos encaram a Argentina precisando de um resultado positivo. Já os nigerianos ainda podem se classificar. Para isso, devem bater a Coreia do Sul por bom saldo de gols e torcer contra a Grécia na partida contra Messi & Cia. Resta só saber se, da próxima vez, ninguém do time africano vai pedir para ser expulso, como nesta quinta-feira.




Fonte: UOL

1 comentários:

Unknown disse...

É... Esta Copa do Mundo "tá que tá" e ainda tem muita coisa pela frente!!!!

Vamos com tudo!!!